Dúvidas Frequentes

O Instituto
 

O que é o IBArq?

O Instituto Bíblico de Arqueologia é uma instituição sem fins lucrativos que tem por objetivo difundir a Bíblia em seus contextos histórico, aqueológico e cultural.
 

O IBArq é uma instituição religiosa?

Não. Apesar do nosso assunto principal ser a Bíblia e, obviamente, em razão disso, tangenciarmos questões religiosas, nosso instituto tem viés histórico-cultural. 
 

O que o Instituto faz? 

O Instituto promove e participa de palestras, cursos, viagens e eventos que tenham por objetivo estudar mais a temática bíblica, civilizações, suas culturas, e também recebe visitas ao nosso acervo (Museu). 

 

Visitando o Museu do IBArq
 

O que vou encontrar no Museu?

O acervo do IBArq conta com mais de 400 itens que auxiliam a compreensão do texto bíblico e de muitas outras questões do mundo antigo.

Por meio de réplicas de achados arqueológicos e obras de arte, cujos originais estão nos museus mais importantes do mundo (tais como Louvre, Britânico, Metropolitano de NY, Cairo, Israel, Istambul, Hermitage, Pérgamo, e muitos outros), além de mapas, maquetes e outros elementos pedagógicos interessantes.

Como a história bíblica envolve muitos povos, você conhecerá um pouco mais sobre a Suméria, Egito, Assíria, Babilônia, Medo-Pérsia, Grécia, Roma e outros povos! 
 

Quanto tempo dura a visita?

A visita tradicional dura cerca de 2h. Caso você prefira uma visita mais rápida, é possível atendê-lo, mas não será possível passar por todo o acervo com a quantidade necessária de informações. 

 

Quanto custa a visita?

Para reservar o seu ingresso, existe um valor caução de R$ 20 (vinte reais) + taxas a serem cobradas pelo site Sympla.

Este valor foi colocado para evitar atrasos, cancelamentos de última hora e até mesmo a ausência injustificada de participantes.

Em caso de atraso, cancelamento ou não comparecimento, você perderá o valor do ingresso.

Caso você compareça pontualmente ao tour agendado, poderá manifestar seu pedido de devolução do valor do ingresso* em até 2 (dois) dias corridos contados da sua visita, enviando um e-mail com seus dados bancários para contato@ibarq.org.br.

Passado este prazo, você perde o direito ao reembolso.

Caso você compareça ao tour e mesmo assim queira deixar o valor como oferta para manutenção e expansão do nosso projeto, agradeceremos sua contribuição.

*Obs. Somente é reembolsável o valor de R$ 20. Qualquer outra taxa cobrada pelo site Sympla, seu Banco, ou Cartão de Crédito não é reembolsável, pois não entra para o IBArq.

 

 

Qual o horário de funcionamento? É aberto ao público? Como agendo uma visita? 

Por enquanto, todas as visitas ao nosso espaço devem ser agendadas. Em regra, elas acontecem aos sábados, mas dependendo da necessidade do seu grupo, talvez seja possível uma alteração (visitas em datas especiais para judeus e adventistas, por exemplo).

Caso não tenha nenhuma opção de agendamento em nosso site, você pode entrar em contato com a nossa equipe por e-mail (contato@ibarq.org.br) ou pelas redes sociais (Facebook e Instagram). 
 

 

Quantas pessoas podem participar da visita? 

Em razão do espaço, nossas visitas estão limitadas as 10 pessoas por grupo. Caso seu grupo seja maior, entre em contato com a nossa equipe para verificarmos a melhor forma de atendê-lo.
 

 

Qual a idade recomendada para visitação do museu?

Qualquer idade. Em regra, o nosso público é formado por adultos, mas se for do seu interesse montar um grupo só com crianças ou adolescentes (como muitos já fizeram), nós adaptamos a visita à linguagem deles.
 

 

Não sou cristão, nem judeu, nem tenho contato com a Bíblia. Posso visitar?

Claro! Como respondemos na questão anterior, nosso instituto tem viés cultural e educacional. Qualquer um que tenha interesse ou curiosidade sobre o assunto pode participar.
 

 

Não sou uma pessoa religiosa. Por que devo visitar um Instituto Bíblico? 

Por que museus tão importantes como o do Louvre ou o Britânico teriam peças de arqueologia ligadas à Bíblia? Obviamente, porque ela é muito mais do que um livro religioso, ela é um documento histórico do mundo antigo! É claro que contém muitas questões ligadas à fé, mas isso não descarta riqueza e a quantidade de informações históricas e culturais ali contidas. Qualquer pessoa que preze pela história humana deve conhecer um pouco mais do texto bíblico.

 

Local 


Onde fica o IBArq?

Por enquanto, o IBArq está sediado na Rua Dr. Jesuíno Maciel, 445, 2° andar, Brooklin Novo, São Paulo/SP. 


O prédio é do IBArq?

Não. O prédio onde o IBArq está sediado é alugado por uma igreja, que cede parte de um de suas salas para que possamos funcionar enquanto ainda não temos condições de ter um local próprio.  Apesar disso, o IBArq não tem vinculação religiosa, doutrinária ou ideológica com essa igreja ou com qualquer outra.


Como chego ao IBArq?

Estações de metrô mais próximas: Campo Belo e Eucaliptos, ambas da Linha 5 (Lilás).

Ônibus e Carro: Fácil acesso para que vem pelas Avenidas Santo Amaro, Ibirapuera e Vereador José Diniz.

Estacionamento: Há algumas vagas em frente ao prédio e também é possível estacionar com tranquilidade nas ruas e estacionamentos da região.