• IBArq

Você sabe o que é o Arco de Tito e o que ele tem a ver com a arqueologia bíblica?

Atualizado: 29 de Jul de 2020

O que é o Arco de Tito, que fica em Roma, na Itália? Por que está lá e qual a relação dele com a arqueologia bíblica?

A história por trás do Arco de Tito

Todo mundo conhece alguma estrutura como a da foto acima, não é mesmo?


Os famosos arcos triunfais eram construídos para comemorar conquistas, vitórias militares, a morte ou a ascensão de alguma figura importante, entre outros eventos públicos. É possível que o mais conhecido seja o da cidade de Paris, que homenageia Napoleão Bonaparte.




Perceba o relevo interior do Arco de Tito, demonstrando a conquista de Jerusalém e a levada dos despojos de guerra, incluindo a Menorá (candelabro do Templo), um dos principais símbolos do judaísmo.


O que, talvez, nem todos saibam é que existe outro arco bastante famoso e com direta relação com uma profecia bíblica.

Localizado no Fórum Romano, o Arco de Tito celebra a vitória do imperador Tito Flávio sobre a cidade de Jerusalém no ano 70 d.C., oportunidade em que o Templo foi completamente destruído, conforme havia sido predito por Jesus: “Quando ele estava saindo do templo, um de seus discípulos lhe disse: ‘Olha, Mestre! Que pedras enormes! Que construções magníficas!’. Você está vendo todas estas grandes construções?’, perguntou Jesus. ‘Aqui não ficará pedra sobre pedra; serão todas derrubadas’.” (Marcos 13.1-2)

Não no tamanho original, é claro (bem que gostaríamos), mas você poderá ver uma réplica deste monumento aqui no IBArq – Instituto Bíblico de Arqueologia.


#IBArq #ArqueologiaBiblica


34 visualizações0 comentário
  • Instagram
  • YouTube
  • Facebook

© 2017 - 2020 Instituto Bíblico de Arqueologia - IBArq