top of page
  • Foto do escritorIBArq

O que é o Cilindro de Ciro e por que ele é importante?

Atualizado: 28 de jul. de 2020

Você sabe o que é o Cilindro de Ciro? Por que ele é importante para a história bíblica? Entenda um pouco mais sobre uma das peças que você poderá encontrar no IBArq.


A essa altura, você já deve entender a importância da arqueologia para explicar a história bíblica, não é mesmo? Vamos falar um pouco sobre o Cilindro de Ciro.


Você consegue imaginar que, em um mundo repleto de pessoas que usam do poder para subjugar as demais, um rei de uma nação dominadora permita que os seus dominados retornem à sua terra, restabeleçam seus símbolos, locais de culto e até financie tais medidas?


Difícil de acreditar. Por isso, o relato bíblico sobre o retorno judeu e a reconstrução do templo (Zorobabel, Esdras, Neemias), autorizados por Ciro, rei persa, sempre foi muito criticado pelos céticos.


Essa crítica, no entanto, não tem mais fundamento. Em 1879, foi encontrado um cilindro de argila no Iraque (antiga Babilônia), que relata, em linguagem acadiana, a restauração de santuários religiosos e repatriação dos povos deportados, comprovando a política generosa e tolerante de Ciro relatada na Bíblia.


A peça original está exposta no Museu Britânico, em Londres. Porém, você poderá conhecer a réplica deste artefato, em tamanho real, no IBArq – Instituto Bíblico de Arqueologia.


Quer conhecer o IBArq? Agende sua visita por meio de nosso site e conheça essa e outras peças e obras relacionadas ao contexto bíblico.


1.585 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page